EMPRESÁRIO COM QUATRO EMPREGADOS? VOCÊ VAI PRECISAR DE UM CERTIFICADO ICP-BRASIL

Imagem
A Caixa Econômica Federal, por meio da Circular nº 760/2017 , estabeleceu a obrigatoriedade de uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas – ICP-Brasil para acesso ao canal eletrônico Conectividade Social ICP para empresas que possuam a partir de quatro funcionários vinculados. A medida vale para os estabelecimentos abertos após a publicação da circular no Diário Oficial da União, que ocorreu no último 3 de abril. O Conectividade ICP representa a evolução do antigo canal, trazendo inovações ao portal por meio de inserção de novas funcionalidades, atualização dos protocolos de segurança, melhoria da acessibilidade, dentre outras mudanças significativas. O programa pode ser acessado por qualquer computador com internet, sem precisar de instalação de aplicativos. O Microempreendedor Individual – MEI e empresas optantes pelo Simples Nacional com até três empregados, que utilizam o certificado digital ICP-Brasil de maneira facultativa nas operações rel

MINIMIZANDO OS PROBLEMAS GERADOS COM O ROUBO E/OU FURTO DE NOTEBOOKS


A melhor prática quando abordamos este assunto ainda é a prevenção.  Confira aqui algumas dicas sobre este assunto.

Você é um empresário que possui um notebook cheio de segredos corporativos e dados confidenciais de clientes? Se estas informações sensíveis pararem na mão da sua concorrência, sua empresa poderá ter prejuízos incalculáveis?  Fora estes dados corporativos, você costuma também transportar dados pessoais e confidenciais no seu notebook?  Se você respondeu SIM em pelo menos duas perguntas, já está na hora de pensar, ou melhor, está na hora de você aumentar a segurança no acesso a estes dados.

Muitas empresas gastam verdadeiras fortunas para proteger dados e informações em suas instalações. Todavia, elas transferem a responsabilidade da proteção para os usuários ou esquecem que quando seus executivos estão fora da empresa muitos equipamentos estão desprotegidos e isso caracteriza que portas estão abertas para todo tipo de contratempo de segurança.

Os casos de roubo de portáteis são inúmeros.  Quantas vezes nos deparamos com notícias deste gênero?  É importante relembrar a ação de ladrões em São Paulo que ficavam observando o desembarque de passageiros no aeroporto de Congonhas.  Depois que a vítima embarcava em um táxi, um motoqueiro se aproximava e rendia o passageiro e roubava então o notebook. Sim, isto também acontece no Brasil.  Para reforçar o que estamos falando, vale a pena citar ainda a notícia de um notebook da Fidelity Investments com informações de 196 mil funcionários e ex-funcionários da HP, incluindo números do seguro social, que foi roubado nos Estados Unidos.

Você deve estar se perguntando, o que fazer então? Não devo mais levar o meu notebook para fora da empresa? Calma, não se desespere, faremos aqui algumas sugestões que podem lhe ajudar a reduzir problemas do gênero.

Por mais estranho que pareça, a primeira dica é não carregar dados em notebooks para qualquer lugar a menos que seja absolutamente necessário. Se você precisar transportar informações confidenciais, codifique os dados e use uma senha forte, mas é necessário de enfatizar que este é um método não recomendado pela grande maioria dos especialistas.  Existe um consenso geral de que uma solução de criptografia baseada em um dispositivo físico é a melhor alternativa para manter usuários não autorizados longe de seus dados. Fora o que foi citado anteriormente, antes de sair, faça uma cópia de segurança (backup) dos seus dados (documentos, e-mails etc.), pois se algo ocorrer, você não irá perder muito tempo fazendo o inventário e a posterior recuperação e reprodução dos dados.

A segunda dica é mais simples, nunca deixe seu equipamento sozinho, por mais incomodo que seja fique sempre com ele.  Nunca o deixe a vista em um carro, principalmente se o estacionamento oferecer pouca segurança.  Voltando ao caso Fidelity Investments que foi noticiado pelo The Wall Street Journal, o automóvel estava trancado, mas, durante o jantar, um colega de trabalho foi buscar algo no carro e esqueceu de trancá-lo novamente. Este é um exemplo clássico de falha humana.
Se você não tem paciência de ficar transportando o seu notebook para cima ou para baixo, procure sempre procura deixá-lo em locais "seguros". Se estiver em um hotel, pergunte se há cofre nos quartos ou se há um cofre no hotel onde possa deixar seu equipamento quando não precisar dele.  Além disso, procure aumentar a segurança de acesso do mesmo por meio de autenticação baseada em dois fatores (algo que você tem mais algo que você sabe).  Existem boas soluções que utilizam Tokens USB, cartões inteligentes e também biometria (impressão digital).

Se você acredita que não pode investir em soluções que implementam autenticação de dois fatores, coloque este pensamento negativo de lado, no mercado você poderá encontrar soluções deste gênero a preços acessíveis. Outra alternativa interessante para o armazenamento seguro de dados, são os PEN DRIVES equipados com leitor de impressão digital.  Estes equipamentos somente permitem o acesso do proprietário dos dados armazenados pelo dono do PEN DRIVE. Fora esta peculiaridade, alguns PEN DRIVES também oferecem uma aplicação que permite a codificação (criptografia) dos dados armazenados no disco rígido do seu notebook ou desktop usando um algoritmo forte que é baseado na sua impressão digital.

Você deve estar se questionando, mas o que devo fazer se no hotel onde estou não existem cofres para guardar o meu notebook?

Tendo em vista que muitos notebooks atuais têm um slot de segurança no qual você pode inserir uma trava ligada a um cabo, basta que você adquira uma trava de segurança.  De posse desta trava, você então enrola o cabo em volta de algo fixo, da mesma forma que faria com uma trava de bicicleta.  Existem diversos modelos que usam chaves ou segredos. Com esta trava, podemos impedir que o seu equipamento seja furtado, mas é preciso ressaltar que a trava física apenas evita o furto do equipamento e não dos dados.

Outra dica importante é para quando você estiver no aeroporto, sempre espere até que seja sua vez de passar pelo detector de metais antes de colocar seu notebook na esteira de transporte. Essa atitude pode reduzir o tempo que o portátil fica desacompanhado no outro lado do equipamento de raio-x.
Lembre-se nunca deixe de considerar o fato de que problemas e situações adversas podem ocorrer.  Muitas pessoas postergam atitudes que garantem a segurança dos dados e sofrem ou tem grandes prejuízos. Procure sempre ter uma cópia de segurança recente dos seus dados, pois se seu disco rígido der uma pane, você não terá dores de cabeça com a recuperação de dados.  Como dizem, nunca deixe para amanhã o backup que pode ser feito hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prazo para entrega da declaração de rendimentos termina na sexta-feira

Emissões de NF-e ultrapassam 300 milhões em São Paulo


Cartões e-CNPJ e e-CPF garantem comodidade no acesso aos serviços do governo eletrônico